domingo, 1 de maio de 2011

Abismo de misericórdia


"Sacio-me nas águas das fontes vivas do Senhor... Descanso junto às fontes vivas do meu Deus...
Água cristalina, bela e pura, suave... ela flui ilimitada, como sou feliz!!!
Admiro, ó Senhor, Tua grande misericórdia, Tua infinita ternura, ó glória insondável que veio a nós!..."

O atributo de Jesus que mais me atrai é a Sua infinita e eterna misericórdia! A maneira como Ele se compadece dos mais pequeninos, de todos pecadores e miseráveis, a ponto de dar Sua vida para que tivéssemos uma chance.
Algumas passagens do Evangelho chamam a atenção particularmente e me fazem querer ser como Ele : quando se compadece do sofrimento de Marta e Maria por causa da morte de seu irmão Lázaro ( diz-se que Jesus ficou comovido e chorou...); com a viúva que ia sepultar seu filho morto; tem misericórdia da adúltera; é movido de compaixão por aquela multidão, ovelhas sem pastor... Seu coração transbordava compaixão!
Mas, o momento mais comovente de Sua misericórdia, foi a Cruz! Olhando aquele povo que gritava por Sua morte, olhando para mim e meus pecados, teve misericórdia de um jeito desconsertante que somos incapazes de entender, pede ao Pai: "Perdoai-os , eles não sabem o que fazem!"
Contemplando tudo isso, fico pensando o quanto estou longe de ter um coração misericordioso, o quanto tenho que suplicar ao Espírito Santo que trabalhe em mim para fazer meu pobre coração semelhante ao de Jesus.
Mas, eu conheci um homem, cujo coração se parece muito com o de Jesus, que deu  a vida pela Igreja de Jesus Cristo e se compadeceu de todos os pequeninos da terra: o Papa João Paulo II.
Da sua alma santa, brotou a frase:
"A esse abismo de maldade, só posso responder com um abismo de amor!"

Quanto mais conheço sua vida, suas dificuldades e sofrimentos, mais fico pensando como eu agiria se fosse comigo...
Como eu teria respondido ao chamado de Deus...
Como eu teria resistido às perseguições, à perda das pessoas queridas, à solidão...
Eu teria perdoado os meus agressores? Teria mantido a fé?
Só mesmo pela força do Espírito Santo, cheio da unção de Deus e santidade, é que alguém poderia mudar tantas coisas no mundo a ponto de derrubar os muros do egoismo, da injustiça, das guerras, das perseguições, do comunismo... Nada nem ninguém resistiu ao seu olhar de amor que espalhava a misericórdia do próprio Deus até os confins do mundo.
Hoje meu coração se alegra junto com o céu e a terra, por sua beatificação e, principalmente, por ter sido contemporânea dele, tê-lo visto de perto, escutado suas pregações, suas palavras de incentivo e encorajamento, ter presenciado sua ousadia, seu destemor, seu testemunho de Fé inabalável, confiança incondicional na providência divina, sua entrega ao serviça de Deus e Sua Igreja. O bom pastor que conduzia seu rebanho com a sabedoria divina.
Ele é um homem confiável  que conquistou pessoas de todas as idades, principalmente, os jovens do mundo inteiro. Alguém cujo coração se tornou semelhante ao de Jesus, forjado nas dores, no fogo das provações. Alguém a quem devemos imitar.

Papa João Paulo II, obrigada por ter mudado minha história com seu testemunho, a história da Igreja e a do mundo! Por ter sido pai de todos, amigo e irmão de todos e por ter mostrado a todos o misericordioso coração  de Jesus!
Obrigada por ter nos ensinado a confiar tudo à Santíssima Mãe de Deus! Que nós também possamos dizer: Totus tuus, Maria!
Roga por nós, pelos jovens, pelos homens, mulheres e crianças desse mundo em trevas onde a Luz de Jesus precisa brilhar. Pede a Ele que nos acolha em Suas santas chagas de amor e seja para nós, refúgio e salvação.
Derrama sobre nós e nossas famílias as suas bênçãos e intercede, sem cessar por nós, necessitados de misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário